O futebol é uma paixão nacional no Brasil, e o brasileirão é o principal campeonato do país. A edição de 2016 foi uma das mais acirradas da história, com mais de dez clubes na briga pelo título até as últimas rodadas. A Série A do campeonato contou com grandes equipes, como Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, entre outras.

A primeira rodada do campeonato já mostrou que seria uma edição disputada. O Flamengo, que seria um dos destaques do campeonato, venceu o Sport por 1 a 0, em Recife. Na mesma rodada, o atual campeão Corinthians empatou em casa com o Grêmio por 0 a 0. O Palmeiras, por sua vez, surpreendeu ao perder para o Atlético-PR por 4 a 2, também em casa.

A partir daí, o campeonato só ficou mais movimentado. O Corinthians chegou a assumir a liderança, mas acabou sendo ultrapassado pelo Palmeiras, que teve uma excelente sequência de vitórias. O Flamengo também entrou na briga, assim como o Atlético-MG e o Santos.

Mais para o fim do campeonato, a disputa ficou ainda mais acirrada. O Palmeiras chegou a abrir cinco pontos de vantagem para o Flamengo, mas acabou empatando alguns jogos e deixando o Rubro-Negro encostar. O Atlético-MG também se aproximou, mas acabou perdendo alguns jogos decisivos.

Na última rodada, Palmeiras e Flamengo ainda tinham chances de serem campeões. O Palmeiras dependia apenas de uma vitória em casa sobre a Chapecoense, enquanto o Flamengo precisava vencer o São Paulo fora de casa e torcer por um tropeço do rival. O Palmeiras venceu por 1 a 0, com um gol de Fabiano, e conquistou o título após 22 anos de jejum.

Além da briga pelo título, o brasileirão 2016 teve outras histórias emocionantes. O Atlético-PR, que fez uma excelente campanha, conseguiu se classificar para a Libertadores depois de anos de ausência. Já o Internacional, que era um dos favoritos, teve uma campanha ruim e acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão.

Em resumo, o brasileirão 2016 foi um campeonato emocionante e muito disputado. O Palmeiras acabou conquistando o título, mas várias outras equipes também fizeram campanhas excelentes. O campeonato mostrou mais uma vez que o futebol brasileiro é um dos mais competitivos do mundo, e que a paixão dos brasileiros pelo esporte continua forte.